Global Biodiversity Information Facility

Sobre o Portal de Dados de Biodiversidade de Portugal


O que é?

O Portal de Dados de Biodiversidade de Portugal é o sítio para acesso da informação de âmbito nacional publicada através do GBIF. Aqui é possível aceder aos dados de ocorrência de biodiversidade publicados por instituições portuguesas através do GBIF, e aos dados publicados por instituições estrangeiras para o território nacional. Este sítio corresponde à implementação nacional da plataforma Atlas of Living Australia, desenvolvida pela infraestrutura de investigação com o mesmo nome, que é também o Nó Australiano do GBIF. A adaptação para ser utilizado no contexto nacional resultou do trabalho de uma comunidade de programadores, principalmente associados aos Nós GBIF, com a orientação do Atlas of Living Australia, e apoiados pelo Secretariado do GBIF. Para saber mais sobre a adaptação do portal

Porquê a implementação deste portal?

A análise de um grande volume de dados através de uma aplicação web coloca grandes desafios em termos da infraestrutura de suporte, de modo a garantir a fiabilidade e rapidez no acesso e visualização da informação. Por outro lado, as necessidades de vizualização e análise a informação variam conforme o contexto geográfico, administrativo, biogeográfio e ecológico de cada região. Por essas razões, é difícil implementar num portal global como é GBIF.org, as ferramentas necessárias para as respostas às necessidades específicas de cada país ou região.

Ao nível nacional, essa implementação é possível, permitindo que as ferramentas para análise da informação sejam mais finas. Assim, o utilizador pode fazer a verificação imediata da disponibilidade e adequabilidade da informação fornecida sem ter necessidade de descarregar os dados e analisá-los localmente.

O que é disponibilizado neste portal?

Neste portal disponibilizam-se os dados publicados através do GBIF, com as seguintes fontes:

Os dados que serão dispobilizados neste portal, para consulta, análise e descarregamento serão, na medida do possível, iguais aos que são disponibilizados no portal global, GBIF.org. As diferenças que poderão existir resultarão de dois fatores:

Os dados são, por essa razão, obtidos a partir do portal internacional GBIF.org, e nessa medida, apenas os dados publicados globalmente através do GBIF estarão disponíveis neste portal nacional

Quais os termos de uso e licença da informação disponibilizada?

Os termos de uso e licença da informação disponibilizada neste portal são os mesmos pelos quais essa informação é disponibilizada no portal internacional do GBIF .org. O Acordo de Utilização de Dados define os termos de uso com os quais concorda ao utilizar os recursos deste portal.. A licença dos dados é definida pelo publicador dos dados, sendo uma destas três possibilidades: CC0, CC-BY, CC-BY-NC (a versão da licença pode variar, por favor confirme nos metadados do conjunto de dados).

Como posso publicar os dados da minha instituição através deste portal?

Todos os dados publicados por instituições portuguesas ficarão acessíveis através deste portal. Por essa razão, a forma de tornar acessíveis os dados da sua instituição através deste portal é publicá-los através do GBIF. Veja mais sobre como publicar os dados através do GBIF.

É também possível publicar os dados de descrição da sua base de dados ou coleção biológica através deste portal, ainda que os dados não estejam informatizados. O Nó Português mantém acessível o Questionário sobre Bases de Dados de Biodiversidade e Colecções Biológicas, que poderá utilizar para preencher os metadados do seu recurso de dados. Estes dados, depois de fornecidos, poderão, se assim o desejar, ser adicionados à lista de coleções ou bases de dados disponível neste portal.

Como posso colaborar com o portal

É possível colaborar com o GBIF Portugal para o desenvolvimento deste portal de diversas formas:

Contate-nos para saber mais sobre como pode colaborar .

Como foi construído este portal?

Este portal implementa vários módulos do Atlas of Living Australia, cujo código fonte está disponível no seguinte repositório: https://github.com/AtlasOfLivingAustralia. As adaptações realizadas estão disponíveis no repositório do GBIF Portugal em https://github.com/GBIFPortugal. O portal está implementado sobre o serviço de cloud computing na INCD - Infraestrutura Nacional de Computação Distribuida, www.incd.pt, no âmbito da cooperação entre esta infraestrutura nacional e o PORBIOTA - E-Infraestrutura Portuguesa de Informação e Investigação em Biodiversidade. O Portal está implementado com a seguinte arquitetura:
Arquitetura do Portal de dados de biodiversidade de Portugal

Como posso dar feedback?

Se encontrou erros no funcionamento do portal, ou tem sugestões sobre funcionalidades ou melhoramentos, não hesite em contatar-nos. Pode fazê-lo utilizando os seguintes contatos.



Data da última atualização: 17-10-2016.

Portais de dados GBIF

Global: GBIF.ORG

Suportado pelo ALA:

Outros portais

Redes sociais

Este portal de dados é suportado por:

Atlas  of Living Australia
GBIF
crowdin
INCD
PORBIOTA
GBIF Portugal
Créditos:
Fotografias: César Garcia. Esta página usa a biblioteca css Bootstrap 3, incluindo icons Glyphicons e fontes FontAwesome.